Estágio de Arthur - PARTE 1
Chegando ao fim de um curso, todos os licenciandos devem oferecer alguma carga horária à atividade de estágio. Ou seja, ir à prática na sua docência. Em língua portuguesa, na UFBA, a disciplina destinada a esse momento é EDCA63 - Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa, alocada no Departamento II da Faculdade de Educação (FACED). Nessa disciplina, o professor que ministra a turma procura a(s) escola(s), combina a recepção para a atividade de estágio e supervisiona o trabalho dos estagiários. O estágio se divide em três períodos:
OBSERVAÇÃO: é o período em que assistimos às aulas dos professores da escola, em especial a da turma que iremos assumir futuramente. Nesse período, devemos estar atentos a como a coisa funciona na escola para construir o seu plano de estágio inspirados nelas, ou para seguir o exemplo, ou para fazer o contrário.
CO-PARTICIPAÇÃO: momento em que você contribui para a aula do professor credenciado. Ele é importante para que você treine a sua didática e estabeleça alguns laços com a turma.
REGÊNCIA: a hora H, o dia D. O momento X em que você assume a turma e começa a dar as suas aulas. Todo o período anterior é uma preparação para este período.
Estou fazendo essa disciplina agora, em 2011.1, com a professora Dinéa Muniz. O colégio em que eu e todos os alunos de Dinéia estamos atuando é o Alfredo Magalhães, localizado no Rio Vermelho (Salvador-BA); estou com uma turma de 8a. série, no turno matutino - a escola ainda não adotou a nova nomenclatura das séries -, que são administras pelas professoras Teresa Cid (Português) e Selma Andrade (Redação). Além da própria professora Dinéa, temos, também, a supervisão de algumas alunas da pós-graduação da FACED, formando, assim, uma equipe inteira de trabalho. Estou dividindo o trabalho de estágio com Leonardo de Freitas, um também aluno aqui do Instituto de Letras. Como funciona nosso trabalho? Fazemos um plano de unidade, com um eixo temático e o aplicamos no nosso período de regência. Esse plano deve contemplar, dentro do eixo temático que escolhermos, os diversos assuntos de gramática, leitura e produção de textos, de maneira equilibrada e articulada. Leonardo e eu estamos trabalhando com música: que relações podemos observar entre música, gramática, leitura e produção de textos? É o que tentarei relatar aqui no blogue, em postagens futuras.
*Por: Arthur Vargens
Muito bom texto, Arhur! Parabéns! Esse seu texto tem que ser bem divulgado, pois com certeza, muitos estudantes, como eu, ainda vão passar por isso, e sofrem têm uma certa apreensão por causa desse momento.
ResponderExcluirSalve!